ANÁLISE DA SISTEMÁTICA DE FISCALIZAÇÃO DO CUMPRIMENTO DOS TRATADOS INTERNACIONAIS SOBRE DIREITOS HUMANOS RATIFICADOS PELO BRASIL

UMA NECESSÁRIA REVISÃO DO EMENTÁRIO DA INSPEÇÃO DO TRABALHO

Autores

  • Felipe Macêdo Pires Sampaio Inspeção do Trabalho

Palavras-chave:

Tratados Internacionais sobre Direitos humanos, Inspeção do Trabalho, Ementário

Resumo

O presente trabalho buscou examinar a sistemática de aplicação dos tratados internacionais de direitos humanos no Brasil, focando na disciplina constitucional, em especial, o tratamento conferido à temática pelo Supremo Tribunal Federal - STF. Após buscou-se analisar a competência da Inspeção do Trabalho para a fiscalização administrativa desses instrumentos, enfocando também a prática da fiscalização trabalhista. Por fim, investigou-se se se os Auditores-Fiscais do Trabalho exercem a fiscalização efetiva dos tratados internacionais sobre direitos humanos em matéria trabalhista ratificados pelo Brasil. Para tanto, examinou-se o ementário da Inspeção do Trabalho, utilizado para a fiscalização de empregadores e para a lavratura de Autos de Infração.

Biografia do Autor

Felipe Macêdo Pires Sampaio, Inspeção do Trabalho

Auditor-Fiscal do Trabalho. Coordenador Acadêmico da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho - ENIT, da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho - SIT, do Ministério do Trabalho e Previdência. Editor-Chefe da Revista da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho. Coordenador e professor de cursos da Inspeção do Trabalho. Pós-Graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (Juspodivm - BA). Pós-Graduado em Inovação e Novas Tecnologias na Educação (ENAP - DF). Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2022-12-22