Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista, caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor";
  • Cada autor poderá submeter apenas um trabalho por categoria (artigos ou boas práticas);
  • Preenchimento integral dos metadados solicitados na página inicial de submissão online do artigo, incluindo:

    - nome completo sem abreviações.

    - link para o currículo Lattes no campo URL.

    - resumo da biografia (graduação, mestrado, doutorado).

    - afiliação (instituição de vínculo atual).
  • Caso o texto seja subscrito por mais de um autor, a declaração de coautoria, na qual será detalhada a contribuição intelectual direta e efetiva de cada um, deverá ser enviada juntamente com o artigo, como anexo (disponivel em https://bit.ly/d-autoria-revistadaenit);
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, sem identificação dos autores no corpo do texto;
  • URLs para as referências foram informadas quando possível e estão ativas;
  • O sistema de referência utilizado é o autor/data;
  • A submissão segue os padrões de estrutura, estilo e requisitos bibliográficos estabelecidos em Diretrizes para Autores, Submissões, na página Sobre a Revista;

Diretrizes para Autores

FOCO E ESCOPO DA REVISTA
A Revista da Enit é um periódico publicado pelo Ministério do Trabalho e Previdência que tem como intuito a divulgação de práticas e pesquisas científicas, observadas as seguintes linhas de pesquisa da revista:
1)     Trabalho decente e gestão da Auditoria-Fiscal do Trabalho;
2)     Segurança e saúde do trabalhador;
3)     Direito individual e coletivo do trabalho;
4)     Psicologia e meio ambiente do trabalho;
5)     Seguridade social, emprego e desemprego;
6)     Direitos Humanos e Fundamentais do trabalhador;
7)     Inspeção do trabalho, acesso à justiça e solução de litígios trabalhistas;
8)     Direito internacional do trabalho e direito comparado;
9)     Políticas públicas, estatística e economia do trabalho e acesso ao desenvolvimento;
10)  Sociologia e filosofia política e do trabalho.
 

A revista reserva-se o direito de aceitar ou rejeitar qualquer original recebido, de acordo com as recomendações do seu corpo editorial, inclusive por inadequação da temática do artigo ao perfil editorial da revista, como também o direito de propor eventuais alterações.

 
POLÍTICA DE AVALIAÇÃO

1. Recebimento do artigo

1.1. Uma vez que o autor envie o artigo para a revista, uma mensagem de confirmação será enviada para ele acerca da respectiva recepção.

2. Revisão preliminar do artigo (desk review)

2.1. O Editor-Chefe fará a revisão preliminar do artigo apresentado (desk review), para fins de verificação do atendimento às linhas de pesquisa, compatibilidade entre os artigos submetidos e o perfil da revista, normas de padronização, entre outros.

2.2. Para esta tarefa, o Editor-Chefe pode solicitar a colaboração dos membros do Conselho Editorial e confiar no trabalho dos Assistentes Editoriais da revista.

2.3. O artigo poderá ser rejeitado preliminarmente. 

2.4. O prazo para a realização do desk review será de 20 (vinte) dias, contados do dia seguinte ao último dia de prazo para submissão de artigos e boas práticas.

3. Análise por programas informatizados e outras técnicas e meios de detecção de defeitos de autoria, incluindo casos de plágio. 

3.1 O artigo será submetido a  análise por programas informatizados e outras técnicas e meios de detecção de defeitos de autoria, incluindo casos de plágio, que visa estabelecer: 

(i) O nível de originalidade formal do artigo, evidenciado pelo número e importância das citações das fontes consultadas, que não deve exceder 25% do total do artigo.

(ii) A citação correta das fontes consultadas e a ausência de defeitos de autoria, incluindo casos de plágio.

4. Verificação do cumprimento dos requisitos mínimos

4.1. Requisitos substanciais do artigo:

(i) A relevância temática do artigo em relação ao conteúdo da revista 

(ii) O artigo deve ser o resultado de uma investigação acadêmica e ser inédito.

(iii) O artigo deve ter referências bibliográficas adequadas.

4.2. Requisitos formais do artigo ou boa prática estabelecidos em SUBMISSÕES, ESTRUTURA DA REVISTA.

5. Dupla avaliação cega (sistema double blind review)

5.1. Superada a fase de revisão preliminar do artigo/boa prática submetido, será dado início ao processo de avaliação, sob o sistema double blind review. Nesse momento, a menção à autoria dos artigos recebidos é suprimida e estes são remetidos, anonimamente, para avaliadores, a fim de opinarem quanto à recomendação de sua publicação. 

5.2. Os avaliadores da revista deverão emitir um parecer contendo uma avaliação crítica e analítica do artigo em questão, a fim de colaborar com o Editor-Chefe na adoção da decisão sobre se o artigo atende aos padrões de qualidade acadêmica necessários para sua publicação.

5.3. Etapas do processo de avaliação:

(i) Identificação de Avaliadores.

(ii) Nomeação de Avaliadores.

(iii) Avaliação.

(iv) Emissão do Relatório de Avaliação.

(v) Envio do Relatório para os autores.

(vi) Resposta dos autores e adequação do artigo.

(viii) Decisão final Editorial.

6. Identificação de Avaliadores

6.1. O Editor-Chefe identificará Avaliadores adequados para avaliar o trabalho admitido, no prazo máximo de 20 (vinte) dias, contados do dia seguinte ao último dia de prazo para submissão de artigos e boas práticas.

6.2. Cada trabalho deve ser avaliado por pelo menos dois avaliadores.

6.3. Os critérios para identificar avaliadores são os seguintes:

(ii) afinidade temática

Serão escolhidos avaliadores cadastrados no banco de dados da revista com formação e/ou vinculação profissional em área correlata ao tema do artigo ou que tenham feito publicações acadêmicas sobre tópico ou área similar ou relacionada ao trabalho a ser examinado.

(ii) ausência de vínculo

O Avaliador não deve ter vínculos profissionais ou pessoais com o autor. Nem deve integrar qualquer corpo da revista.

7. Designação de Avaliadores

7.1. Após o prazo para submissão de artigos e boas práticas, dentro de um período máximo de 30 (trinta) dias, a Equipe Editorial identificará e designará os avaliadores, enviando o convite correspondente, no qual constará o título do artigo, prazo para aceitação ou não da designação no sistema OJS da Revista da ENIT e prazo para avaliação do trabalho.

7.2. Se o Avaliador aceitar o convite, o sistema OJS da Revista da ENIT lhe dará acesso ao trabalho, cujos itens a serem avaliados serão: (i) originalidade, (ii) a metodologia, (iii) a apresentação, estilo, escrita, (iv) estrutura e qualidade do artigo (análise do título, resumo, introdução, corpo do texto, conclusões e referências bibliográficas).

7.3. O Editor-Chefe suprimirá qualquer identificador de autoria gerado automaticamente pelos processadores de texto computadorizados com os quais o trabalho foi escrito para garantir a avaliação às cegas.

8. Avaliação

8.1. O Avaliador designado deve conduzir a revisão com rigor acadêmico e prontidão, bem como manter a confidencialidade sobre o artigo e o processo editorial.

8.2. Se o Avaliador designado observar que tem um conflito de interesses, ou que devido a alguma circunstância deve abster-se de realizar a revisão, deve informar imediatamente o Editor-Chefe.

8.3. Se o Avaliador designado notar que não possui competência ou especialidade acadêmica para avaliar o artigo, ele deve informar imediatamente o Editor-Chefe.

8.4. O prazo para informar se aceita realizar a avaliação é de 7 (sete) dias. Além desse prazo terá mais 7 (sete) dias para a emissão do parecer. Em razão de determinadas circunstâncias, o Editor-Chefe pode solicitar que o Avaliador se pronuncie em um período de tempo mais curto.

8.5. O Editor-Chefe poderá prorrogar o prazo para a emissão do parecer, havendo requerimento devidamente fundamentado do Avaliador.

9. Resultados possíveis do processo de avaliação

9.1. O Avaliador emitirá parecer sobre o trabalho, cujos possíveis resultados são os seguintes:

(i)  Aceitar

Trabalho aceito para publicação, sem a necessidade de correções. No entanto, caso ache pertinente, o Avaliador pode fazer algumas sugestões, cabendo ao Autor acatá-las, ou não, de forma livre.

(ii)  Correções Obrigatórias

Esta qualificação justifica-se quando o artigo possui tema e desenvolvimento relevante, que o tornam apto a ser publicado, mas possui pequenas carências passíveis de correção. Nesse caso, o Avaliador deve indicar os aspectos substanciais e informais do artigo que necessitam de correção ou aprimoramento.

(iii) Rejeitar

Esta qualificação justifica-se quando o artigo carece de mérito acadêmico ou apresenta deficiências de tal natureza ou relevância que exijam um repensar radical e uma mudança completa da redação do texto.

Esta qualificação também se justifica se durante a avaliação se descobriu que o autor cometeu plágio ou outros vícios de autoria séria.

9.2. O Avaliador deve justificar brevemente sua opinião, detalhando as observações que ele formula e baseando-as na análise correspondente. Consequentemente, a opinião não deve conter julgamentos puramente subjetivos.

10. Terceiro avaliador

10.1. Se as opiniões dos Avaliadores divergirem, de forma que um Avaliador recomende a publicação do artigo e o outro a rejeite, o Editor-Chefe encaminhará o artigo para um terceiro Avaliador para emitir parecer sobre o mérito acadêmico do artigo.

10.2. Se os pareceres dos Avaliadores não forem suficientemente conclusivos, o Editor-Chefe encaminhará o artigo para um terceiro Avaliador.

11. Emissão do Relatório de Avaliação

11.1. Ao receber os dois pareceres exigidos, ou a opinião do terceiro Avaliador, quando for necessário, o Editor-Chefe decidirá pela publicação, solicitação de correção ou rejeição do artigo.

11.2. Em todos os casos, cabe ao Editor-Chefe, após a emissão de parecer pelos Avaliadores, a decisão final pela publicação, solicitação de correção ou a rejeição do artigo submetido à Revista da ENIT. Além disso, o Editor-Chefe tomará cuidado para não revelar a identidade dos revisores.

11.3. O prazo máximo para a comunicação ao Autor é de 10 (dez) dias, contados do dia seguinte ao término do prazo para entrega da última avaliação requerida. 

12. Solicitação de correção

12.1. Uma vez que o Relatório de Avaliação tenha sido recebido pelo Autor, este terá o prazo de 10 (dez) dias para fazer as mudanças necessárias. Caso haja a necessidade de tempo superior, o Autor deverá solicitar, justificando, à Equipe Editorial, pelo e-mail revista.enit@mte.gov.br, o tempo necessário que entende ser necessário para realizar as correções necessárias.

12.2. O Autor enviará à revista, para o e-mail revista.enit@mte.gov.br, nova versão do artigo com as modificações solicitadas pelos Avaliadores.

12.3. Se o Autor discordar de qualquer observação ou sugestão de correção feita no Relatório de Avaliação, deverá informar no corpo do e-mail as razões da discordância. O Editor-Chefe adotará a decisão final levando em consideração os argumentos apresentados.

12.5. Ultrapassado o prazo mencionado no item 12.1, entender-se-á que o autor desistiu de prosseguir com a publicação do artigo e este será rejeitado.

13. Decisão final editorial

13.1. Após o envio da versão atualizada do artigo, com as modificações requeridas pelos Avaliadores, o Editor-Chefe tomará sua decisão final pela rejeição ou aceitação do artigo.

13.2. Para esta tarefa, o Editor-Chefe pode solicitar a colaboração dos membros do Conselho Editorial e confiar no trabalho dos Assistentes Editoriais da revista.

14. Publicação

14.1. O artigo aceito será publicado pela Revista da ENIT, até dezembro de cada ano, em versão eletrônica.

 
DIREITOS AUTORAIS
Revista da ENIT é licenciada sob CC BY-NC-SA 4.0
 
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista da ENIT o direito de primeira publicação.
 
CONTATO
Informações e esclarecimentos adicionais deverão ser encaminhados ao endereço de correio eletrônico: revista.enit@mte.gov.br.
 
LINHAS DE PESQUISA
Os temas podem receber abordagens variadas, prática, dogmática ou teorética. São admissíveis leituras históricas, políticas, jurídicas, acerca da área da saúde, metodológicas e interdisciplinares. É facultado aos autores abordar apenas aspectos específicos no contexto maior da linha de pesquisa escolhida, dentro do escopo da revista.
 
ESTRUTURA DA REVISTA
A Revista da Enit possui duas seções distintas. A primeira seção está reservada à publicação de artigos escritos por Auditores-Fiscais do Trabalho e membros da comunidade acadêmica. A segunda, encontra-se reservada às boas práticas na Inspeção do Trabalho, onde podem ser abordados temas mais diretamente relacionados às atividades desenvolvidas pela Inspeção do Trabalho.
 
ESTRUTURA GERAL DO ARTIGO CIENTÍFICO (15 a 30 páginas de elementos textuais)
Elementos pré-textuais:
  1. Título e subtítulo (se houver), separado por dois pontos;
  2. Título e subtítulo (se houver), separado por dois pontos em inglês;
  3. Sumário: Sequência de tópicos presentes no artigo, separados por ponto e finalizado por ponto.
  4. Resumo na língua nativa: sequência de frases concisas e objetivas, e não uma simples enumeração de tópicos, de 150 a 250 palavras, espacejamento entre linhas simples. Seguem-se as palavras-chave, representativas do conteúdo do trabalho, separadas por ponto e finalizadas por ponto (de 3 a 5 palavras).
  5. Resumo na língua inglesa: tradução para o inglês do texto do resumo, seguido das palavras-chave, também traduzidas para o inglês.
 
Elementos textuais:
Modelo A:
        1 Introdução
        2 Desenvolvimento
        3 Conclusão
 
Modelo B:
        1 Introdução
        2 Referencial Teórico
        3 Metodologia da Pesquisa
        4 Análise dos Resultados
        5 Conclusão
 
Elementos pós-textuais:
  1. Referências bibliográficas
  2. Notas de fim, após as referências.
 
ESTRUTURA GERAL DA BOA PRÁTICA DA INSPEÇÃO DO TRABALHO (7 a 30 páginas de elementos textuais)
O texto deve descrever uma boa prática na Inspeção do Trabalho. Na introdução, o autor deve apresentar o tema que será proposto, buscando enfatizar a importância da prática que será apresentada.
Passada a introdução, é essencial que seja apresentado um diagnóstico da situação encontrada, onde deve ser descrito o contexto existente antes de implementada a boa prática.
Devem ser indicados os meios organizacionais, humanos e materiais necessários à intervenção, bem como os obstáculos encontrados e as soluções adotadas.
Definido o contexto de atuação, o autor deve explicitar as pretensões da intervenção no caso concreto, indicando as etapas planejadas da intervenção. Apresentado o planejamento, o autor deve descrever a execução das ações planejadas.
Em seguida, devem ser apresentados os resultados quantitativos e qualitativos obtidos e a forma com que esses resultados foram mensurados.
O autor deve dissertar acerca do sucesso da intervenção, explicitando os fatores determinantes para o resultado obtido. Por fim, o autor deverá indicar a aplicabilidade da experiência narrada a outros casos, bem como as suas considerações finais.
 
Elementos pré-textuais:
  1. Título e subtítulo (se houver), separado por dois pontos;
  2. Título e subtítulo (se houver), separado por dois pontos em inglês;
  3. Resumo na língua nativa: sequência de frases concisas e objetivas, e não uma simples enumeração de tópicos, de 100 a 200 palavras, espacejamento entre linhas simples.
  4. Palavras-chave, representativas do conteúdo do trabalho, separadas por ponto e finalizadas por ponto (de 3 a 5 palavras).
  5. Resumo na língua inglesa: tradução para o inglês do texto do resumo
  6. Palavras-chave (keywords), também traduzidas para o inglês.
Elementos textuais:
  1. Introdução
  2. Análise do contexto
  3. Desenvolvimento
  4. Análise dos Resultados
  5. Aplicações futuras
  6. Considerações finais
 
Elementos pós-textuais:
  1. Referências bibliográficas
  2. Notas de fim, após as referências.
FORMATAÇÃO DO ARTIGOS E DA BOA PRÁTICA
O título deve estar centralizado, em negrito e em caixa alta, sendo escrito em tamanho 14.
O título em inglês deve estar centralizado, em negrito e em caixa alta, sendo escrito em tamanho 14.
O texto deve ser digitado com letra Arial, tamanho 12, usando espaço entrelinhas 1,5 e espaçamento entre parágrafos de 0 pt antes e 06pt depois. O espaço da primeira linha dos parágrafos é de 1,25cm. As citações de mais de três linhas, as notas de rodapé, as referências e os resumos em vernáculo e em língua estrangeira devem ser digitados em espaço simples.
O formato do papel a ser utilizado deve ter formato A4 (210 mm x 297 mm), com as seguintes margens: superior e esquerda - 3,0cm; inferior e direita - 2,0 cm. O trabalho deve estar obrigatoriamente digitalizado em WORD.
 
REFERÊNCIAS
As referências devem ser constituídas por todas as obras citadas no artigo e devem ser listadas de acordo com a norma ABNT-NBR-6023/2002, conforme exemplos abaixo:
Livros
DELGADO,  Maurício Godinho.  Curso de Direito do Trabalho, 15ª ed. São Paulo: Ltr, 2016.
PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e os Direito Constitucional Internacional. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
Artigos em periódicos
MONTEIRO, Agostinho dos Reis. O pão do direito à educação. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 24, n. 84, p. 763-789, set. 2003.
AMIRALIAN, Maria L. T. Conceituando deficiência. Revista de Saúde Pública, São Paulo, SP, v. 34, n. 1, p. 97-103, 2000.
FERNANDES, Lorena. Breve histórico da deficiência e seus paradigmas. Breve histórico da deficiência e seus paradigmas, Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia, Curitiba v.2, p.132 –144. 2011. Disponível em: <www.fap.pr.gov.br>.  Acesso em: 14 fev. 2016.
Artigos em obras conjuntas
SILVA, Otto Marques. A Epopeia Ignorada: a pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. São Paulo: Cedas, 1987. In: CARMO, Apolônio Abadio do. Deficiência Física: A realidade brasileira cria, recupera e discrimina. Brasília: MEC/Secretaria dos Desportos, 1991
Artigos em revistas, jornais etc.
MONTEIRO NETO, Armando. Desoneração da folha salarial. Estado de Minas, Belo Horizonte, n. 22.368, p. 9, 26 mar. 2003.
Sítios
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração de Direitos do Deficiente Mental. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Direito-dos-Portadores-de-Defici%C3%AAncia/declaracao-de-direitos-do-deficiente-mental.html. Acesso em 01 mar. 2016.
Sistema de Indícios de Débito - IDEB. Secretaria da Inspeção do Trabalho – SIT. Departamento de Fiscalização do Trabalho. Disponível em: http://fgts/IDEB/ConsultarQuatidadePCD.asp. Acesso em 10 mar. 2016.
Sistema da Inspeção Federal do Trabalho - SFITWEB. Secretaria da Inspeção do Trabalho – SIT. Departamento de Fiscalização do Trabalho. Disponível em: https://sfitweb.mte.gov.br. Acesso em 10 mar. 2016.
Legislação
BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em: 29 fev. 2016.
 
CITAÇÕES
A partir de 2021, adota-se o sistema autor-data, onde a indicação da fonte é feita por meio do sobrenome do autor, da data e da página.

As citações deverão ser feitas da seguinte forma (NBR 10520): citações de até três linhas devem estar contidas entre aspas duplas, no corpo do texto; as citações de mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, com fonte Arial 10, sem aspas, espaçamento entrelinhas 1,0.

Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando essa alteração com a expressão “grifo nosso” entre parênteses após a chamada da citação ou “grifo do autor”, caso o destaque já faça parte da obra consultada.

A indicação da fonte deverá seguir o item 6.3 e alíneas da NBR 10520.

Não serão aceitas citações diferentes do sistema autor-data.

 
ABSTRACT E KEYWORDS
Após as referências, seguem-se as notas de fim; após as notas de fim, culminando todo o trabalho, deve-se fazer constar o título do artigo, o resumo e as palavras-chave em versão para o inglês, com recuo de 4cm, em espaço simples.
  
IDIOMAS DE PUBLICAÇÃO
A Revista da Enit aceita artigos escritos em português, espanhol, francês, italiano e inglês. Todos os artigos, independentemente da língua em que estejam escritos, devem fazer constar título, resumo e palavras-chave em inglês – atendendo-se às exigências do Programa Qualis da Capes.
 
INEDITISMO
A Revista da Enit visa à publicação e divulgação de trabalhos inéditos, devendo o autor fazer constar, em "Comentários ao Editor", sob as penas da lei, qualquer condição em contrário, por ocasião da submissão de seu trabalho. 
 
TAXAS DE PROCESSAMENTO, SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS
Nenhuma taxa será cobrada dos autores pela submissão e publicação dos artigos.

 

Artigos

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Boas práticas

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