Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

ENIT qualifica auditores para fiscalizar equipamentos para trabalho em altura

Compartilhe!
Publicado: Quarta, 20 de Junho de 2018, 18h06

Com foco nos objetivos da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho 2018 o Ministério do Trabalho promoveu em maio desse ano a capacitação de 30 auditores em fiscalização de equipamentos de guindaste para realização de trabalho em altura.

Promovido pela Escola Nacional de Inspeção do Trabalho e a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Saúde no Trabalho (Fundacentro), o curso Auditoria em Equipamentos de Guindar para Elevação de Pessoas e Realização de Trabalho em Altura disseminou aos auditores participantes as determinações contidas no anexo da Norma Regulamentadora nº12 que estabelece requisitos de segurança relacionados ao trabalho em equipamentos de guindar para elevação de pessoas e realização de trabalho em altura.

A prevenção de quedas de trabalho em altura é um dos temas prioritários da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho – CANPAT, uma ação desenvolvida pelo Ministério do Trabalho para sensibilizar a sociedade brasileira para a importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Além da perda de vidas, incapacitações e danos à integridade física dos trabalhadores, irrecuperáveis, as perdas decorrentes de acidentes e doenças do trabalho são estimadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 4% do PIB, o que ultrapassa o valor de R$ 200 bilhões de reais/ano somente no Brasil.

Trabalho em altura é toda atividade executada acima de 2,00m de altura do nível inferior, onde haja risco de queda. Pode ocorrer nas mais diversas atividades e setores, como lojas comerciais, construção civil, armazéns e na área rural. Acidentes envolvendo queda em altura provocam danos à integridade física dos trabalhadores, ocasionando lesões simples, incapacitações temporárias ou permanentes e, muitas vezes, a morte.

Edvaldo Santos

Assessoria de Imprensa/Ascom

20215449

Compartilhe!
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página